quinta-feira, 15 de maio de 2008

Definição de Gambiarra ! ! !

Gambiarra é o nome dado informalmente ao procedimento necessário para a configuração de uma solução ou artefato improvisado.

A prática da gambiarra envolve sempre uma intervenção alternativa, o que também poderíamos definir como uma “técnica” de re-apropriação material: uma maneira de usar ou constituir artefatos, através de uma atitude de diferenciação, improvisação, adaptação, ajuste, transformação ou adequação necessária sobre um recurso material disponível, muitas vezes com o objetivo de solucionar uma necessidade específica.

Curiosidade
O termo é utilizado em diversas áreas profissionais como informática, programação, eletrônica, engenharia civil, cinema, teatro, artes plásticas, geralmente se referindo as soluções improvisadas, adaptações, ajustes, condições precárias, sem métodos, plano ou projeto.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gambiarra



Bom, vindo deste conceito, quem nunca teve que fazer isto???
Principalmente na programação nos deparamos muitas vezes em situações, que nos obriga a fazer Gambiarras, por não ter tempo hábil de construir uma solução de maneira correta, ou ainda por desconhecer as funções, procedimentos, recursos da ferramenta ou linguagem que utilizamos.

Um bom exemplo, de minha autoria, certa vez queria colocar em um projeto, a idade do contato cadastrado. Como montar isto???

Comecei a montar da forma que sempre fazemos, diferença da Data de Nascimento com o Dia de Hoje, porem não podemos subtrair uma data da outra diretamente, ao menos não em todas as linguagens. Seguindo deste pensamento, segue abaixo os passos que executei:
- Dividi a Data de Nascimento e a Data Corrente em: Dia, Mês e Ano;
- Subtrai o Ano de Nascimento o Ano Corrente, com este resultado, eu tinha parte da Idade;
- Testei o Mês do Nascimento, se era maior, menor ou igual, ao corrente;
- Sendo maior, já tinha a Idade; Se fosse menor, diminuia um (Idade-1);
- Se a o Mês fosse igual ao Mês corrente, iria para o teste dos Dias;
- Exatamente a mesma teoria do Mês acima descrito.

Enfim, com o resultado eu colocava no respectivo campo, o valor da variável '"IDADE"' mais a string ' anos', podendo ainda testar se a idade é menor, igual ou maior que um, pra colocar a concordância de forma correta.

A minha procedure tinha "54 linhas", certa vez encontrei uma function que "34 linhas" e ainda exibe o resultado com Ano, Meses e Dias.


Melhor seria nunca utiliza-las, mas quando não se tem!!! Como evita-las????

Salve o POG!!!

2 comentários:

Unknown disse...

buenn..
se fazes o POG e funfa ta blz!!
o foda eh se o bixo nao compila!!ahhahhah

ai ta fuds!!

Guilherme Mar disse...

Descordo do rafan, pode ter funcionado agora, mas imagina outra pessoa, ou o proprio criador tendo que fazer uma alteração depois de anos??? coisa de meia hora poderia levar dias...